quinta-feira, 13 de novembro de 2008

COMUNICADO DO MOVIMENTO DE ESTUDANTES DA FESPSP EM GREVE!

Caras/os colegas estudantes, companheiras/os de luta estudantil, simpatizantes, a faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), situada na Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, Centro de São Paulo: a faculdade vive hoje mais um momento histórico. Pela primeira vez os cursos de Administração, Biblioteconomia e Sociologia se unem por um ideal: Barrar o aumento das mensalidades!

Este movimento iniciado na última quinta-feira, dia 06/11/2008, fechamos a rua da faculdade por cerca de 1 hora e meia na qual realizamos uma assembléia que contou com aproximadamente 300 estudantes. Neste dia foi tirada uma Comissão de Negociação com alunas/os representantes de todos os cursos da Fundação, que em nome do movimento cobraria da Diretoria Executiva maiores explicações sobre o reajuste e negociaria nossas reivindicações. No mesmo dia foi enviado a Fundação um comunicado exigindo uma reunião no dia seguinte com a Diretoria Executiva.

Ocorrida a reunião na sexta feira, dia 07/11/2008, a Fundação mais uma vez nos tratou com descaso. O Corpo Diretivo não compareceu, somente a Secretária Executiva junto com dois outros representantes. Estes não acataram nossas demandas alegando que tais decisões deveriam ser levadas ao Corpo Diretivo - o qual convocamos e não compareceu - demonstrando total desrespeito para com o corpo discente.

Em resposta a este ato, nós estudantes decidimos pelo boicote do ENADE no último domingo (09/11/2008) como forma de protesto ao descomprometimento da mantenedora para com nossas reivindicações e decretamos GREVE GERAL dos estudantes na semana do dia 10/11/2008 até a próxima reunião que acontecerá nesta quinta-feira dia 13/11/2008, da Direção Executiva com a Comissão de Negociação para esclarecimentos e respostas. Neste mesmo dia, nós alunas/os faremos uma manifestação com concentração a partir das 19 horas em frente do Casarão da FESPSP, com protestos na rua seguido de uma Assembléia que ocorrerá após a reunião (entre representantes do corpo docente e discente) para decidirmos os próximos passos, e se daremos continuidade ou não a greve.

Como resposta aos nossos protestos, a mantenedora da Fundação, comparou nossa mensalidade com a de outras fundações que cobram mais caro por seus cursos, e afirmou que a inadimplência a obriga a aumentar, absurdo! Porém, fontes seguras confirmam que a renda da fundação não vem das mensalidades e sim de projetos que esta executa para prefeituras e afins (utilizando-se do prestígio de ser a mais tradicional faculdade de sociologia). Sendo assim, gostaríamos de recordá-la do seu papel de Fundação.

O fato é que nós repudiamos a política de "valorização" equivocada que esta instituição nos impõe, e afirmamos que o aumento de quase 9% é inviável para os alunos. Alegamos que nossa faculdade apesar de ser tradicional na área não tem feito nenhum investimento na infra-estrutura, no acervo das bibliotecas, cuja situação é precária, bem como seus computadores. O laboratório de informática do Casarão (onde funciona o curso de sociologia e política) é precário e insuficiente para o número de alunos, e já se tornou uma piada de mau gosto. Não há investimento em pesquisas científicas, tampouco facilidade para bolsas socioeconômica e convênios (muitos deles tendo sido cortados). Ressaltamos também que nos últimos 6 anos a mensalidade aumentou 100%. Assim, nos perguntamos: aonde vai parar nosso dinheiro? Queremos e exigimos transparência.

Estamos buscando unir forças mantendo a greve geral até a resposta da Fundação que aguardamos para hoje, dia 13/11/2008.

Este con
vite se estende a todas as pessoas interessadas em apoiar!

Atenciosamente,

Comissão de Comunicação do Movimento de Greve dos Estudantes da FESPSP


Maiores informações:
movimentofespsp@gmail.com
http://fesplivre.blogspot.com

Nenhum comentário: